CONVERSOR
PARA CAIXA
DE DESCARGA

 

Sobre

Kit

O kit conversor para caixa de descarga é formado por:

Kit Conversor de Válvula de Descarga

Diferenciais

•  Indicado para converter o sistema de válvula de descarga.

•  Adapta-se às caixas baixa e média da Astra e diversas louças com caixa acoplada.

•  Proporciona enorme redução no consumo de água.

•  A instalação é simples, não precisa de furação na parede.

•  Não precisa trocar a bacia sanitária, se instalado com as Caixas de Descarga Baixa da Astra.

•  Design discreto, pois adequa-se a qualquer tipo de decoração.

•  Compatível com as principais válvulas do mercado.

•  Acabamento disponível nas cores branco e cromado.

Como funciona

Aprenda a instalar

Perguntas frequentes

 

1 O QUE É O CONVERSOR?

É um dispositivo que converte o sistema de válvula de descarga de parede para uma caixa de descarga com volume d’água fixo.


2 MINHA LOUÇA SANITÁRIA É COMPATÍVEL COM O CONVERSOR PARA CAIXA DE DESCARGA?

Não há restrição de compatibilidade da louça sanitária em relação ao conversor. A verificação deve ser feita em relação à caixa instalada:

  • Para instalar as caixas baixa e média Astra, a distância da bacia até a parede deve ser de 10 cm a 20 cm. Além disso, deve-se verificar a tabela de compatibilidade da caixa baixa com as louças do mercado, disponível em https://goo.gl/XtLxqF
  • Para instalar a caixa acoplada, deve-se verificar a distância que a bacia está posicionada em relação à parede. Ao fazer esta verificação, certifique-se de que o encaixe está adequado ao tubo de saída de esgoto, que pode variar.

 

1. Conversão para caixas de descarga baixa e média Astra.
Verifique a compatibilidade das caixas de descarga baixa e média da Astra com o modelo da bacia; observe se a distância da bacia até a parede está entre 10 e 20 cm.

 

2. Conversão para caixa acoplada convencional.
A distância do tubo de saída de esgoto até a parede (2) deve ter 30 cm. Se não tiver, será necessário alterar a tubulação com o auxílio de um profissional especializado.

 


3 PRECISO TROCAR A MINHA LOUÇA SANITÁRIA COMPRANDO O CONVERSOR?

Se o modelo do conversor for para caixa de descarga baixa Astra (VD/CVCB) não há necessidade de troca da louça. Com o modelo do conversor para caixa acoplada (VD/CVCA) deve-se fazer a troca da louça convencional pela caixa acoplada (verifique a distância da louça instalada em relação à parede, conforme item 1).


4 O CONVERSOR VAI FUNCIONAR NA MINHA RESIDÊNCIA?

A pressão limite de funcionamento do conversor para caixa de descarga é de 40 m.c.a., que é a mesma pressão limite das válvulas do mercado.


5 COM QUAL VÁLVULA DE DESCARGA POSSO INSTALAR MEU CONVERSOR?

O acabamento do conversor é compatível com as válvulas Astra, Hidramax 2550, Hidramax 2545, Hidramax 2565 e Docol.


6 CONSIGO RETORNAR PARA A VÁLVULA DEPOIS DE INSTALAR O CONVERSOR?

Sim. Como não necessita de furação na parede e não há nenhuma instalação fixa, a conversão é reversível para um vaso convencional.


7 O MEU TUBO DE LIGAÇÃO ESTÁ COLADO NA PAREDE, CONSIGO INSTALAR O CONVERSOR?

Se na instalação o tubo de ligação for colado, provavelmente este tubo que sai da parede não possui alojamento para virola, impossibilitando a instalação do conversor.


8 AO INSTALAR O CONVERSOR, DEVO DEIXAR O ANEL ALOJADO NA VIROLA PARA VEDAÇÃO?

Não. Deve-se retirar o anel de vedação (O’Ring) para que o vedante do conversor se aloje na virola (cavidade onde fica o anel de vedação). É importante que o cotovelo instalado possua a virola.


9 PRECISO COMPRAR UM ENGATE PARA FAZER A INSTALAÇÃO DO NOVO SISTEMA?

Sim. Sugerimos o uso dos engates flexíveis Astra - EN40 ou EN50.


10 NÃO CONSIGO APERTAR A PORCA, E AGORA?

A montagem deve ser feita utilizando algum lubrificante (detergente, óleo vegetal, vaselina, por exemplo) e com auxílio de uma ferramenta (chave inglesa ou alicate bomba d’água). O aperto deve ser feito de forma definitiva, não havendo movimentação lateral do conversor.


11 POR QUE DEVO RETIRAR A MOLA DO SISTEMA DE VÁLVULA ANTIGO INSTALADO?

Antes da instalação do acabamento do conversor, deve-se retirar a mola da válvula de descarga e instalar o acabamento (branco ou cromado) que acompanha o conversor. Este procedimento possibilita que a válvula fique normalmente aberta (acionada), garantindo o bom funcionamento do conversor.


12 PARA QUE SERVE O TUBO EXTENSOR DO CONVERSOR?

O tubo extensor que acompanha o conversor para a caixa de descarga baixa Astra (VD/CVCB) é utilizado para a substituição de um tubo acessório. Este tubo é trocado para melhor posicionamento após montado com a bacia convencional.


13 COMO USAR O CONVERSOR PARA CAIXA BAIXA ASTRA?

O produto converte uma tubulação de DN38 para ½”. Esta nova entrada é a mesma para o engate, que faz a ligação para a entrada de água na caixa de descarga, e também é a mesma para a caixa baixa Astra.


14 O QUE É A CAIXA DE DESCARGA BAIXA ASTRA?

A caixa de descarga baixa da Astra (CB1) é uma evolução da caixa de descarga elevada. Fabricada em plásticos de engenharia, que proporcionam maior durabilidade, acabamento moderno e design elegante. Ainda, possui vedante em silicone, já vem com o sistema de duplo acionamento (3 e 6 litros), que proporciona redução do consumo de água, podendo operar co pressões de trabalho de 1 a 60 m.c.a.


15 COMO INSTALAR O CONVERSOR COM A CAIXA DE DESCARGA DE MÉDIA ALTURA DA ASTRA?

Para a instalação do conversor com a caixa de média altura da Astra, deve-se retirar o tubo curvo e manter apenas o tubo intermediário de 30 cm.


16 O QUE É A CAIXA DE DESCARGA MÉDIA ASTRA?

A caixa de descarga média da Astra (CB1) também é uma evolução da caixa de descarga elevada. Trata-se do mesmo produto da caixa baixa, no entanto, a altura de posicionamento para instalação é maior. Este diferencial de elevação garante à caixa média maior energia e, consequentemente, eficiência na descarga, o que amplia a compatibilidade do produto para diversas outras louças sanitárias do mercado.


17 PRECISO DE UM ENCANADOR PARA INSTALAR O MEU CONVERSOR PARA CAIXA DE DESCARGA?

Não. O conversor é de fácil instalação. Certifique-se de que todas as entradas de água estão fechadas. Retire o tubo que liga a parede ao vaso sanitário, instale o conversor com a ajuda de um lubrificante (detergente, óleo vegetal, vaselina, por exemplo) e rosqueie a porca de forma definitiva com auxílio de uma ferramenta. Na sequência, instale o engate a uma caixa de descarga (caixa de descarga baixa Astra ou caixa acoplada), abra o registro de forma que a válvula fique permanentemente acionada e faça o teste para a verificação de funcionamento. Finalmente, instale o acabamento do conversor substituindo o acabamento da válvula.


18 A QUE TIPO DE TESTE DE QUALIDADE O PRODUTO FOI SUBMETIDO?

Foram realizados testes cíclicos na pressão máxima de funcionamento (40 m.c.a.), utilizando tubos de descida e cotovelos (também conhecidos como joelhos) da válvula, com e sem o conversor instalado, dos seguintes fabricantes: Astra, Tigre, Amanco, Plena e Krona. Os testes foram realizados utilizando como base as válvulas Astra e Hydramax 2550. Também foram realizados testes de estanqueidade, instalação e torque, para verificar a resistência do conjunto.


19 QUAL A REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA AO UTILIZAR O CONVERSOR?

Para a utilização de uma caixa de descarga com acionamento duplo, considere: Descarga completa de 10 litros/ descarga (válvula) para 6,8 litros/ descarga, ou seja, redução de 32% no consumo; descarga parcial de 10 litros/ descarga (válvula) para 4,2 litros/ descarga, ou seja, redução de 58% no consumo. Utilizando a proporção de 70% de uso para líquidos e 30% para sólidos, temos redução total média de 50% no consumo de água.

Observações: - Informação do site da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) de que uma válvula “bem regulada” consome em média 10 litros por acionamento. Acesse https://goo.gl/lMcuGM e faça a simulação do seu consumo de água.


20 QUAL O TEMPO DE GARANTIA DO CONVERSOR?

A Astra dá garantia de 1 ano no produto após a compra.


21 A ASTRA OFERECE SERVIÇO DE INSTALAÇÃO DOS PRODUTOS?

Não. A Astra somente indica um profissional para instalação. Para isso, entre em contato com o SAC pelo 0800 16 50 51 ou sac@astra-sa.com.br.

No canal do Youtube da Astra é possível encontrar vídeos que auxiliam na instalação da caixa de descarga baixa e na regulagem do mecanismo duplo de descarga.

Onde encontrar

Preencha com seus dados para indicarmos onde você pode encontrar o conversor para caixa de descarga da Astra:
SAC
0800 165 051
Siga a Astra
     
E-mail